Five Flower: o composto emergencial criado pelo Dr. Bach

Five Flower, da Healingherbs, composto emergencial de cinco flores criado pelo Dr. Bach, está de roupa nova!

caixa_ff_antiga-fwA partir de novembro, a caixa azul do Five Flower se despede dos clientes e das prateleiras e dá lugar a uma nova embalagem, com uma comunicação visual mais moderna.

A nova identidade traz uma foto da flor Rock Rose e um desenho estilizado de Star of Bethlehem.

Aproveitando o momento, vamos aprender um pouco mais sobre este composto emergencial.

5flower-nova-embalagem2-lu

Dr. Bach criou uma combinação de cinco flores indicada para momentos de muito estresse, e deu a esta combinação o nome de rescue, uma palavra que em inglês significa resgate.

Ele falou deste composto pela primeira vez em 1933 no livro Os Doze Curadores e os Quatro Auxiliares.

Curiosamente, ele utilizou o termo ‘rescue’ ao se referir a Rock Rose, uma essência que fala de coragem heroica. As primeiras descrições de Rock Rose falam de ‘grande urgência, perigo, pavor intenso’.

As essências que fazem parte deste composto são:  Clematis, Impatiens, Cherry Plum, Star of Bethlehem e, claro, Rock Rose. Como são 5 flores, a Healing Herbs deu o nome de 5 Flower a esta combinação.

Nora Weeks, em sua biografia ‘Descobertas Médicas de Edward Bach’, diz que a primeira vez que ele usou este floral foi em Cromer, no começo de 1934. Ele deu o composto a um homem resgatado do mar após cinco horas à deriva em uma tempestade.

À época, Cherry Plum e Star of Bethlehem, ainda não haviam sido descobertas. Por isso, provavelmente, o composto possuía apenas três florais de Bach.

Outra curiosidade é que em março de 1951, Nora Weeks escreveu na Newsletter de Florais de Bach:

“Para preparar o Rescue, ponha duas gotas do estoque de cada um dos cinco florais num frasco de 30ml preenchido com conhaque …. feche bem e escreva ‘Rescue’ na etiqueta.”

Portanto, Nora Weeks deixou claro que podemos preparar nossa própria combinação do composto emergencial, caso tenhamos os frascos de estoques das 5 flores.

E quais as qualidades das flores desta combinação?

Os primeiros relatos de Impatiens são de dor e a dor tem muito a ver com trauma. A dor pode ser física, emocional ou mental.

Sobre Clematis, ele disse que este floral pode ser usado em casos de inconsciência; mas todos sabemos que um trauma pode  nos levar a nos fecharmos em nós mesmos para tentar escapar da realidade física.

A indicação clássica de Rock Rose é para pavor e medo intenso. Mas Bach acreditava ser uma essência para quando estamos entre a vida e a morte. A flor tem uma qualidade frágil e delicada e ele a associava à febre e à perspectiva de perigo e doença.

Observando a flor de Star of Bethlehem vemos que a  geometria das pétalas, estames, ovários e estilo em seis partes fala muito sobre a estrutura e a qualidade de equilíbrio da essência preparada a partir desta planta. Bach dizia que o floral traz conforto aos que sofrem. A essência atua para restaurar o equilíbrio e a harmonia do nosso corpo – exatamente aquilo que o trauma perturbou.

Por fim, Bach diz que Cherry Plum é para o esgotamento mental. O que sugere que um trauma pode levar a algo pior – talvez possa causar uma vulnerabilidade ou fraqueza ainda piores.

Ao misturar as 5 flores, temos uma combinação maior do que a soma de suas partes.

Os florais contêm informações e podemos usar isto para trazer mudanças às nossas vidas.

Uma maneira saudável de cuidar das nossas emoções e dos desafios do dia-a-dia.

Posted in Florais de Bach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *