A Healing, o Congrepics e a Terapia Floral no SUS: uma semana inesquecível

O Ministério da Saúde organizou, entre os dias 12 e 15 de março de 2018, o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE PÚBLICA, um evento que ficará para sempre como um dos momentos mais importantes para a Terapia Floral no Brasil.

O evento, realizado no RioCentro, no Rio de Janeiro, contou com mais de 3.000 inscritos e teve início com um palestra do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, que trouxe uma excelente notícia para a Terapia Floral: a partir de agora, esta prática terapêutica foi institucionalizada no SUS como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Um reconhecimento que abre caminho para que a Terapia Floral possa ser oficialmente ofertada aos usuários do SUS, como um tratamento complementar à medicina convencional.

Esta medida foi oficializada por meio da portaria 7022018 completa 22.03.2018_I em 21 de março de 2018.

Leia a íntegra aqui: PIC MS Portaria 702 2018

A Healing foi convidada para participar do evento com um estande de natureza estritamente educacional, para falar sobre os florais e a Terapia Floral.

Mais de 1.000 pessoas passaram pelo nosso estande durante o encontro de 4 dias. Muitas pessoas já conheciam e trabalhavam com os florais, mas muitas estavam curiosas e queriam saber mais desta prática terapêutica.

Além disto, nossa empresa também foi convidada para participar da área de cuidados, um espaço reservado para cuidar dos congressistas com as práticas integrativas e complementares..

Os atendimentos, realizados pelos terapeutas parceiros da Healing e pelos associados da Rioflor aconteceram num movimento de muita colaboração, harmonia e alegria pela possibilidade de apresentar os florais e cuidar de pessoas. Foram 3 dias de atendimentos, com filas de espera pela terapia floral. A Healing disponibilizou um kit de florais de Bach e todos que passaram pelo atendimento receberam as essências indicadas pelos profissionais em sua garrafa de água, além de saírem com a sua indicação terapêutica.

Durante o Congresso, Luciana Chammas, diretora da Healing, fez uma exposição oral sobre o Projeto Beth Bruno, trabalho realizado pelo Instituto Transformar Cuidando, no norte do Brasil, que capacita agentes de saúde nas Práticas Integrativas e Complementares.

Além de todas estas frentes, a terapia floral também esteve presente na apresentação de pôsteres com pesquisas relacionadas aos florais, além de duas mesas em que Antonieta Bonifácio, Cirurgiã Dentista, Terapeuta Floral e Facilitadora Healingherbs, falou de resultados muito positivos dos florais com auriculoterapia e outra em que abordou as terapias vibracionais.

Esta foi uma semana que ficará para sempre na memória da Terapia Floral.

E para nós, da Healing, este foi um dos momentos mais especiais de nossa história, pois além de testemunhas deste acontecimento, estivemos presentes fazendo aquilo que é a nossa missão: divulgar o legado deixado pelo Dr. Edward Bach!

Pôster sobre pesquisa realizada com alunos da Blossom e apresentado pela Dra. Léia Salles

Pôster sobre trabalho realizado em crianças com espectro autismo, utilizando florais e auriculoterapia, apresentado por Talita Pereira e Antonieta Bonifácio.

 

 

 

 

Antonieta Bonifácio fala sobre a Terapia Floral na mesa Paradigmas de Cuidado: Cura Vibracional

 

 

 

 

 

 

 

Luciana Chammas apresenta o projeto Beth Bruno em sala dedicada à educação popular em saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fila de espera para marcar na agenda o atendimento com florais.

Muito movimento nos 4 dias do Congrepics.

Regina, associada da Rioflor, foi uma das responsáveis por pingar os florais nas garrafas ou copo dos congressistas que passaram pelos atendimentos.

Os florais de Bach Healingherbs presentes na área de cuidados do Congrepics.

Posted in Eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *