Técnicas para acalmar a mente negativa e acelerada

 

Aprender a lidar com as emoções, a se acalmar e a diminuir a agitação mental é essencial para conquistar a paz interior e também para praticar o autoconhecimento, entrando em contato com os pensamentos e emoções. Sandro Bosco, professor de ioga, palestrante e autor, ensina técnicas simples para entrar em contato com esse universo interior e abrandá-lo nos momentos turbulentos, em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Por Keila Bis

 

  • A força do pensamento oposto

“Quando perturbado por pensamentos negativos, reflita sobre seus opostos polares”, diz o Yoga Sutras, de Patanjãli, (que contém textos sobre a teoria e a prática do yoga tradicional). A partir dessa sabedoria, Sandro Bosco diz que uma das técnicas para não se deixar levar por pensamentos negativos ou ficar fixado neles e, consequentemente, por emoções, como medo, tristeza e raiva, é importante nesse momento, praticar a lembrança da emoção oposta. “Recorde de um momento onde o sentimento oposto estava presente. Se você está agitado, ansioso, firme na mente, pela memória, algo, por exemplo, como um lago, o descansar em uma rede balançando, uma árvore, um pássaro plainando, uma criança, um sorriso, a sensação amorosa de um abraço…” O professor de yoga explica que essa investigação sobre o que lembrar e qual recordação escolher, é algo extremamente pessoal e deve ser escolhida livre de qualquer autocensura. “Há que ser algo que de fato represente essa sensação ou sentimento oposto. O praticante precisará manter um tanto de persistência até que a imagem agradável ou positiva passe do corpo para a mente. “Com isso, quero dizer que: é importante manter por 30 segundos a imagem viva na mente. Assim, ela começará a provocar efeitos positivos e construtivos no corpo físico que pode ser notado pela mudança na respiração, o relaxamento de áreas que estavam tensas.”

Neste vídeo, Sandro dá mais informações sobre o assunto (clique na imagem)

 

 

  • O poder de uma pausa de dois minutos 

Sente na ponta da cadeira. Puxe as nádegas para trás. Deixe os pés bem apoiados no chão. Respire profundamente. As mãos descansam perto do quadril. Feche os olhos e descanse o canto de cada um deles. Neste vídeo, Sandro revela que somente o tempo gasto para fazer esse preparo de se sentar corretamente e respirar profundamente já é o suficiente para diminuir consideravelmente a agitação mental.

 

 

 

  • A respiração como guia para a tranquilidade

Sentir o ar frio entrando pelas narinas. E sentir o ar mais quente saindo das narinas. Siga esse fluxo por alguns minutos. Permita-se ser guiado pela respiração. Neste vídeo, Sandro mostra como é fácil adquirir relaxamento e bem-estar a qualquer instante.

 

 

 

 

 Sandro Bosco, professor de ioga, palestrante, especialista em meditação e autor de inúmeras obras, entre elas Meditação Para Quem Acha Que Não Consegue Meditar (editora Matrix).

Contato de divulgação: www.sandrobosco.com.br

 

Posted in Saúde e Bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *